SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19A pesquisa na formação em exercício de professores de ciências e biologiaO PNLD e os guias dos livros didáticos de ciências (1999 - 2014): uma análise possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

PEREIRA, Grazielle Rodrigues; PAULA, Livia Mascarenhas de; PAULA, Lilian Mascarenhas de  e  COUTINHO-SILVA, Robson. Formação continuada de professores dos anos iniciais da educação básica: impacto do programa formativo de um museu de ciência a partir do viés crítico-reflexivo. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.198-219. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190817.

No presente trabalho, objetivamos avaliar um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental oferecido por um museu de ciência, localizado em uma região de grande vulnerabilidade social da Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. O curso se baseou no modelo críticoreflexivo, bem como a avaliação transcorreu após um semestre do término das atividades, por meio de entrevista semiestruturada e análise de fotografias. Com os resultados, verificamos mudanças significativas nas práticas dos docentes como a inserção de novas metodologias, interdisciplinaridade, planejamento e organização da disciplina de Ciências. Dessa forma, os docentes compreenderam a importância das Ciências para os anos iniciais, assim como reconheceram as diferentes possibilidades e potencialidades da disciplina para uma educação mais holística da criança.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Formação Continuada de Professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )