SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Continuing teachers’ education in elementary school’s early years: the impact of a science museum’s continuing education program from critical-reflective biasAffordances of the objects as errors inductors during physics teaching experiments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GRAMOWSKI, Vilmarise Bobato; DELIZOICOV, Nadir Castilho  and  MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. O PNLD e os guias dos livros didáticos de ciências (1999 - 2014): uma análise possível. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.220-237. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190110.

Este trabalho propõe-se a uma análise dos Guias do Livro Didático (GLD) de Ciências para os anos finais do ensino fundamental. O objetivo é apresentar dados relativos às orientações contidas nos GLDs do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), tendo como foco a fragmentação dos conteúdos presentes nas obras. Da análise realizada nos GLDs foi possível observar que, apesar de os documentos oficiais apontarem para um ensino de Ciências que articule conhecimentos das diferentes áreas, o PNLD segue aprovando, em sua maioria, coleções que apresentam conteúdos organizados de modo fragmentado, limitando, dessa maneira, as opções dos professores para escolha de livros com estrutura diferenciada da tradicional.

Keywords : Guias do Livro Didático; PNLD; Ensino de Ciências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )