SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Formación continuada de profesores de los años iniciales de la educación básica: impacto del programa formativo de un museo de las ciencias a partir de la tendencia crítica-reflexivaAffordances de los materiales como inductores de equívocos durante experimentos para la enseñanza de la física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

GRAMOWSKI, Vilmarise Bobato; DELIZOICOV, Nadir Castilho  y  MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. O PNLD e os guias dos livros didáticos de ciências (1999 - 2014): uma análise possível. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.220-237. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190110.

Este trabalho propõe-se a uma análise dos Guias do Livro Didático (GLD) de Ciências para os anos finais do ensino fundamental. O objetivo é apresentar dados relativos às orientações contidas nos GLDs do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), tendo como foco a fragmentação dos conteúdos presentes nas obras. Da análise realizada nos GLDs foi possível observar que, apesar de os documentos oficiais apontarem para um ensino de Ciências que articule conhecimentos das diferentes áreas, o PNLD segue aprovando, em sua maioria, coleções que apresentam conteúdos organizados de modo fragmentado, limitando, dessa maneira, as opções dos professores para escolha de livros com estrutura diferenciada da tradicional.

Palabras clave : Guias do Livro Didático; PNLD; Ensino de Ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )