SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Formação continuada de professores dos anos iniciais da educação básica: impacto do programa formativo de um museu de ciência a partir do viés crítico-reflexivoAffordances dos materiais como indutores de equívocos durante experimentos para o ensino de física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

GRAMOWSKI, Vilmarise Bobato; DELIZOICOV, Nadir Castilho  e  MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. O PNLD e os guias dos livros didáticos de ciências (1999 - 2014): uma análise possível. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.220-237. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190110.

Este trabalho propõe-se a uma análise dos Guias do Livro Didático (GLD) de Ciências para os anos finais do ensino fundamental. O objetivo é apresentar dados relativos às orientações contidas nos GLDs do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), tendo como foco a fragmentação dos conteúdos presentes nas obras. Da análise realizada nos GLDs foi possível observar que, apesar de os documentos oficiais apontarem para um ensino de Ciências que articule conhecimentos das diferentes áreas, o PNLD segue aprovando, em sua maioria, coleções que apresentam conteúdos organizados de modo fragmentado, limitando, dessa maneira, as opções dos professores para escolha de livros com estrutura diferenciada da tradicional.

Palavras-chave : Guias do Livro Didático; PNLD; Ensino de Ciências.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )