SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19El PNLD y los guías de los libros didáticos de las ciencias (1999-2014): un análisis posibleLibros didácticos de la física y su (sub)utilización en la secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

LABURU, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da  y  ZOMPERO, Andreia de Freitas. Affordances dos materiais como indutores de equívocos durante experimentos para o ensino de física. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.238-252. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190111.

O artigo revisita o conceito de affordance e dirige sua leitura para o contexto das atividades experimentais para o ensino de física. O conceito de affordance é tratado segundo o significado de reconhecimento imediato que estudantes atribuem a um material ou instrumento em interação com eles, o que gera frequentes comportamentos incorretos. Os equívocos são devidos a inerentes características morfológicas de construção dos objetos que tendem a gerar interpretações semióticas incorretas de como usá-los. O trabalho apresenta ocorrências de enganos cometidos frequentemente por licenciandos de física quando em processo de aprendizagem de experimentos voltados para o ensino médio. O estudo mostra que os tipos singulares de equívocos cometidos podem ser explicados à luz do conceito de affordances.

Palabras clave : Educação Científica; Affordances; Semiótica; Experimentos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )