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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

LABURU, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da  e  ZOMPERO, Andreia de Freitas. Affordances dos materiais como indutores de equívocos durante experimentos para o ensino de física. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.238-252. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190111.

O artigo revisita o conceito de affordance e dirige sua leitura para o contexto das atividades experimentais para o ensino de física. O conceito de affordance é tratado segundo o significado de reconhecimento imediato que estudantes atribuem a um material ou instrumento em interação com eles, o que gera frequentes comportamentos incorretos. Os equívocos são devidos a inerentes características morfológicas de construção dos objetos que tendem a gerar interpretações semióticas incorretas de como usá-los. O trabalho apresenta ocorrências de enganos cometidos frequentemente por licenciandos de física quando em processo de aprendizagem de experimentos voltados para o ensino médio. O estudo mostra que os tipos singulares de equívocos cometidos podem ser explicados à luz do conceito de affordances.

Palavras-chave : Educação Científica; Affordances; Semiótica; Experimentos.

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