SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Affordances of the objects as errors inductors during physics teaching experimentsMeanings attributed to the theme “climate change” in natural science’s textbooks for the last years of primary education, approved by 2014 PNLD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ZAMBON, Luciana Bagolin  and  TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Livros didáticos de física e sua (sub)utilização no ensino médio. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.253-274. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190114.

Apresentamos uma síntese dos resultados de uma investigação sobre a utilização de Livros Didáticos (LD) de Física em Escolas Públicas de Educação Básica (EPEB). Para a coleta de informações, utilizamos questionários e realizamos entrevistas com professores de Física de EPEB na cidade de Santa Maria/RS. Podemos afirmar que os professores não costumam ficar presos aos LD, mas parecem ficar presos a uma certa “forma de ensinar Física” que se constitui em parte pela tradição já naturalizada de como ensinar Física e em parte pela sua própria experiência profissional docente. Essa forma de ensinar tem os exercícios como ponto central, e a presença de LD no cotidiano escolar, reafirmada de modo mais intenso a partir do PNLD, não tem contribuído para modificá-la.

Keywords : Utilização de Livros Didáticos; Ensino de Física; PNLD.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )