SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Affordances de los materiales como inductores de equívocos durante experimentos para la enseñanza de la físicaSignificados atribuidos al tema “cambios climáticos” en libros didácticos de las ciencias naturales en los últimos años de la primaria, aprobados por el PNLD del 2014 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ZAMBON, Luciana Bagolin  y  TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Livros didáticos de física e sua (sub)utilização no ensino médio. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.253-274. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190114.

Apresentamos uma síntese dos resultados de uma investigação sobre a utilização de Livros Didáticos (LD) de Física em Escolas Públicas de Educação Básica (EPEB). Para a coleta de informações, utilizamos questionários e realizamos entrevistas com professores de Física de EPEB na cidade de Santa Maria/RS. Podemos afirmar que os professores não costumam ficar presos aos LD, mas parecem ficar presos a uma certa “forma de ensinar Física” que se constitui em parte pela tradição já naturalizada de como ensinar Física e em parte pela sua própria experiência profissional docente. Essa forma de ensinar tem os exercícios como ponto central, e a presença de LD no cotidiano escolar, reafirmada de modo mais intenso a partir do PNLD, não tem contribuído para modificá-la.

Palabras clave : Utilização de Livros Didáticos; Ensino de Física; PNLD.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )