SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Affordances dos materiais como indutores de equívocos durante experimentos para o ensino de físicaSignificados atribuídos ao tema “mudanças climáticas” em livros didáticos de ciências naturais do ensino fundamental II aprovados pelo PNLD de 2014 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

ZAMBON, Luciana Bagolin  e  TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Livros didáticos de física e sua (sub)utilização no ensino médio. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.253-274. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190114.

Apresentamos uma síntese dos resultados de uma investigação sobre a utilização de Livros Didáticos (LD) de Física em Escolas Públicas de Educação Básica (EPEB). Para a coleta de informações, utilizamos questionários e realizamos entrevistas com professores de Física de EPEB na cidade de Santa Maria/RS. Podemos afirmar que os professores não costumam ficar presos aos LD, mas parecem ficar presos a uma certa “forma de ensinar Física” que se constitui em parte pela tradição já naturalizada de como ensinar Física e em parte pela sua própria experiência profissional docente. Essa forma de ensinar tem os exercícios como ponto central, e a presença de LD no cotidiano escolar, reafirmada de modo mais intenso a partir do PNLD, não tem contribuído para modificá-la.

Palavras-chave : Utilização de Livros Didáticos; Ensino de Física; PNLD.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )