SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Libros didácticos de la física y su (sub)utilización en la secundariaLa maestría profesional en enseñanza de física de la UFRGS: reconstrucción de una historia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

RUMENOS, Nijima Novello; SILVA, Luciano Fernandes  y  CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Significados atribuídos ao tema “mudanças climáticas” em livros didáticos de ciências naturais do ensino fundamental II aprovados pelo PNLD de 2014. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.275-301. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190113.

Esta investigação teve como objetivo identificar e analisar os significados atribuídos ao tema Mudanças Climáticas presentes nos livros didáticos de Ciências do ensino fundamental II, indicados pelo PNLD 2014. Analisamos dezenove das vinte coleções aprovadas pelo programa de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo. A sistematização dos dados nos possibilitou a construção de cinco categorias. De modo geral, podemos indicar que as coleções apresentam considerações sobre as Mudanças Climáticas. Parte destas estão baseadas em informações atuais retiradas de textos de divulgação científica. Todavia, é interessante indicar que os livros analisados não abordam esse tema a partir de controvérsias e/ou complexidades. A abordagem das controvérsias e complexidades do tema poderia vir a ser uma inovação didática significativa para esses materiais.

Palabras clave : Mudanças Climáticas; Controvérsias; Livros Didáticos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )