SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Livros didáticos de física e sua (sub)utilização no ensino médioO mestrado profissional em ensino de física da UFRGS: reconstrução de uma história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

RUMENOS, Nijima Novello; SILVA, Luciano Fernandes  e  CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Significados atribuídos ao tema “mudanças climáticas” em livros didáticos de ciências naturais do ensino fundamental II aprovados pelo PNLD de 2014. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.275-301. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190113.

Esta investigação teve como objetivo identificar e analisar os significados atribuídos ao tema Mudanças Climáticas presentes nos livros didáticos de Ciências do ensino fundamental II, indicados pelo PNLD 2014. Analisamos dezenove das vinte coleções aprovadas pelo programa de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo. A sistematização dos dados nos possibilitou a construção de cinco categorias. De modo geral, podemos indicar que as coleções apresentam considerações sobre as Mudanças Climáticas. Parte destas estão baseadas em informações atuais retiradas de textos de divulgação científica. Todavia, é interessante indicar que os livros analisados não abordam esse tema a partir de controvérsias e/ou complexidades. A abordagem das controvérsias e complexidades do tema poderia vir a ser uma inovação didática significativa para esses materiais.

Palavras-chave : Mudanças Climáticas; Controvérsias; Livros Didáticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )