SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Significados atribuidos al tema “cambios climáticos” en libros didácticos de las ciencias naturales en los últimos años de la primaria, aprobados por el PNLD del 2014Espacio interactivo de argumentación colaborativa: condiciones creadas por el profesor para promover la argumentación en clases investigativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BAROLLI, Elisabeth; VILLANI, Alberto  y  MAIA, Juliana de Oliveira. O mestrado profissional em ensino de física da UFRGS: reconstrução de uma história. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.302-329. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190116.

A pós-graduação brasileira tem investido na implantação de diversos programas de Mestrado Profissional (MP) por parte da CAPES, buscando, assim, uma aproximação efetiva entre universidade e sociedade. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de constituição do curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mediante a reconstrução de sua história; serão realçadas as principais estratégias de sustentação que o grupo de docentes elegeu, desde sua criação até início de 2016, quando o curso deixou de abrir vagas. Para tanto, foram entrevistados nove docentes que participaram do MP em Ensino de Física da UFRGS. A análise narrativa, elaborada com base no desenvolvimento grupal, revela que essas estratégias tiveram sucesso relativo no enfrentamento das dificuldades e vicissitudes que foram surgindo no processo de implementação da proposta. Sugestões são oferecidas para subsidiar a condução de MPs na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento profissional docente na área de ensino de ciências.

Palabras clave : Mestrado Profissional; Ensino de Física; Desenvolvimento Profissional; Funcionamento Grupal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )