SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Significados atribuídos ao tema “mudanças climáticas” em livros didáticos de ciências naturais do ensino fundamental II aprovados pelo PNLD de 2014Espaço interativo de argumentação colaborativa: condições criadas pelo professor para promover argumentação em aulas investigativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BAROLLI, Elisabeth; VILLANI, Alberto  e  MAIA, Juliana de Oliveira. O mestrado profissional em ensino de física da UFRGS: reconstrução de uma história. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.302-329. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190116.

A pós-graduação brasileira tem investido na implantação de diversos programas de Mestrado Profissional (MP) por parte da CAPES, buscando, assim, uma aproximação efetiva entre universidade e sociedade. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de constituição do curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mediante a reconstrução de sua história; serão realçadas as principais estratégias de sustentação que o grupo de docentes elegeu, desde sua criação até início de 2016, quando o curso deixou de abrir vagas. Para tanto, foram entrevistados nove docentes que participaram do MP em Ensino de Física da UFRGS. A análise narrativa, elaborada com base no desenvolvimento grupal, revela que essas estratégias tiveram sucesso relativo no enfrentamento das dificuldades e vicissitudes que foram surgindo no processo de implementação da proposta. Sugestões são oferecidas para subsidiar a condução de MPs na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento profissional docente na área de ensino de ciências.

Palavras-chave : Mestrado Profissional; Ensino de Física; Desenvolvimento Profissional; Funcionamento Grupal.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )