SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19The professional masters in physics education at UFRGS: reconstruction of a historyLarge-scale assessments and its results: PISA and its possible implications for science education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FERRAZ, Arthur Tadeu  and  SASSERON, Lúcia Helena. Espaço interativo de argumentação colaborativa: condições criadas pelo professor para promover argumentação em aulas investigativas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.330-354. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190711.

O ensino por investigação é frequentemente considerado como catalisador do processo de Alfabetização Científica, pois favorece tanto o trabalho de práticas epistêmicas da ciência, como a argumentação, e a ocorrência de interações de diferentes naturezas que são essenciais para a construção de sentidos e significados. Neste trabalho, buscamos discutir a importância da promoção das interações neste contexto com foco na promoção da argumentação para a construção de entendimento pelos alunos sobre um determinado objeto de estudo. Nossos resultados, teóricos e empíricos, revelaram que a implementação de abordagens investigativas permite a configuração de um espaço interativo de argumentação colaborativa, ou seja, um ambiente em que a construção de argumentos é favorecida pela interação e colaboração entre os membros e elementos que constituem a sala de aula.

Keywords : Argumentação; Ensino por Investigação; Interações Discursivas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )