SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19La maestría profesional en enseñanza de física de la UFRGS: reconstrucción de una historiaLos sistemas de evaluación en gran escala y sus resultados: el PISA y sus posibles implicaciones para la enseñanza de las ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

FERRAZ, Arthur Tadeu  y  SASSERON, Lúcia Helena. Espaço interativo de argumentação colaborativa: condições criadas pelo professor para promover argumentação em aulas investigativas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.330-354. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190711.

O ensino por investigação é frequentemente considerado como catalisador do processo de Alfabetização Científica, pois favorece tanto o trabalho de práticas epistêmicas da ciência, como a argumentação, e a ocorrência de interações de diferentes naturezas que são essenciais para a construção de sentidos e significados. Neste trabalho, buscamos discutir a importância da promoção das interações neste contexto com foco na promoção da argumentação para a construção de entendimento pelos alunos sobre um determinado objeto de estudo. Nossos resultados, teóricos e empíricos, revelaram que a implementação de abordagens investigativas permite a configuração de um espaço interativo de argumentação colaborativa, ou seja, um ambiente em que a construção de argumentos é favorecida pela interação e colaboração entre os membros e elementos que constituem a sala de aula.

Palabras clave : Argumentação; Ensino por Investigação; Interações Discursivas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )