SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Interactive environment of collaborative argumentation: conditions created by teacher to promote argumentation in inquiry-based classesBean bag’ type games in evolution classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas  and  JUNIO, Jair Lopes. Os sistemas de avaliação em larga escala e seus resultados: o PISA e suas possíveis implicações para o ensino de ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.355-378. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190119.

O panorama vivido atualmente pelos professores é permeado por sistemas de avaliação em larga escala. O objetivo do presente trabalho é apresentar, através do levantamento em periódicos nacionais e internacionais, possíveis demandas e/ou considerações para a área de ensino de Ciências, com o advento das avaliações em larga escala. Para a realização desta pesquisa, consultamos os periódicos que atendem ao Ensino de Ciências no Qualis Periódicos da CAPES Brasil, tendo como foco a alfabetização científica e sua relação com as avaliações em larga escala. Os resultados apontam a predominância de discussões sobre o PISA e, mediante análise da repercussão dos resultados de tal programa, concluímos pela necessidade de pesquisas que envolvam discutir o impacto dessas avaliações para o ensino de Ciências em temas importantes como: abordagem de conteúdos, formação de professores, políticas públicas para o ensino de Ciências, geração de currículos e compreensão pública da Ciência.

Keywords : Ensino de Ciências; Avaliação em larga Escala; Levantamento Bibliográfico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )