SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Large-scale assessments and its results: PISA and its possible implications for science educationReflections of a teacher group on human genetic improvement from discussions of scientific divulgation texts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FERREIRA, Maíra da Silva Navarro  and  SILVA, Edson Pereira da. Jogos tipo “bean bag” em aulas de evolução. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.379-400. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190112.

A utilização de jogos didáticos tipo “Bean Bag Genetics” é descrita para o ensino da teoria evolutiva em turmas de graduação de uma universidade pública brasileira. Esses jogos estão em sintonia comas propostas de ensino baseadas em metodologias ativas, nas quais os alunos fazem perguntas e testam previsões por meio da produção de dados e sua discussão. Os resultados indicaram boa receptividade dos jogos. Com relação à aprendizagem, os jogos contribuíram para superação de problemas ligados aos aspectos matemáticos da genética de populações, reformulação de concepções prévias, bem como para a concretização de aspectos abstratos relacionados à teoria evolutiva. Dessa forma, foi possível concluir que esses jogos podem se constituírem mais uma alternativa para o ensino de evolução.

Keywords : Jogos Didáticos; Ensino de Evolução; Genética de Populações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )