SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Los sistemas de evaluación en gran escala y sus resultados: el PISA y sus posibles implicaciones para la enseñanza de las cienciasReflexiones de un grupo de profesores acerca del mejoramiento genético humano a partir de discusiones de textos de divulgación científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

FERREIRA, Maíra da Silva Navarro  y  SILVA, Edson Pereira da. Jogos tipo “bean bag” em aulas de evolução. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.379-400. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190112.

A utilização de jogos didáticos tipo “Bean Bag Genetics” é descrita para o ensino da teoria evolutiva em turmas de graduação de uma universidade pública brasileira. Esses jogos estão em sintonia comas propostas de ensino baseadas em metodologias ativas, nas quais os alunos fazem perguntas e testam previsões por meio da produção de dados e sua discussão. Os resultados indicaram boa receptividade dos jogos. Com relação à aprendizagem, os jogos contribuíram para superação de problemas ligados aos aspectos matemáticos da genética de populações, reformulação de concepções prévias, bem como para a concretização de aspectos abstratos relacionados à teoria evolutiva. Dessa forma, foi possível concluir que esses jogos podem se constituírem mais uma alternativa para o ensino de evolução.

Palabras clave : Jogos Didáticos; Ensino de Evolução; Genética de Populações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )