SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Os sistemas de avaliação em larga escala e seus resultados: o PISA e suas possíveis implicações para o ensino de ciênciasReflexões de um grupo de professores acerca do melhoramento genético humano a partir de discussões de textos de divulgação científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

FERREIRA, Maíra da Silva Navarro  e  SILVA, Edson Pereira da. Jogos tipo “bean bag” em aulas de evolução. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.379-400. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190112.

A utilização de jogos didáticos tipo “Bean Bag Genetics” é descrita para o ensino da teoria evolutiva em turmas de graduação de uma universidade pública brasileira. Esses jogos estão em sintonia comas propostas de ensino baseadas em metodologias ativas, nas quais os alunos fazem perguntas e testam previsões por meio da produção de dados e sua discussão. Os resultados indicaram boa receptividade dos jogos. Com relação à aprendizagem, os jogos contribuíram para superação de problemas ligados aos aspectos matemáticos da genética de populações, reformulação de concepções prévias, bem como para a concretização de aspectos abstratos relacionados à teoria evolutiva. Dessa forma, foi possível concluir que esses jogos podem se constituírem mais uma alternativa para o ensino de evolução.

Palavras-chave : Jogos Didáticos; Ensino de Evolução; Genética de Populações.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )