SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Jogos tipo “bean bag” em aulas de evoluçãoFormação deprofessores de ciências para o diálogo intercultural: análise de um caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SCHNEIDER, Eduarda Maria; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida  e  SOARES, Alexandre Sebastião Ferrari. Reflexões de um grupo de professores acerca do melhoramento genético humano a partir de discussões de textos de divulgação científica. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.401-424. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190118.

A possibilidade da manipulação genética humana levanta sérios questionamentos éticos. Nesse contexto objetiva-se analisar os sentidos produzidos em discursos de professores a partir da leitura e reflexão de textos de divulgação científica acerca do tema. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários e vídeo gravação das falas de 17 professores durante um curso de formação continuada. Os dados constituídos foram organizados e analisados mediante Análise de Discurso Francesa. Os resultados apontaram que a formação discursiva e ideológica dos professores e as reflexões suscitadas durante o curso contribuíram para os docentes compreenderem os diferentes sentidos produzidos pelos discursos das atuais técnicas de manipulação genética humana e suas aproximações ideológicas com o “velho discurso eugênico” e suas implicações éticas.

Palavras-chave : Formação de Professores; Ensino de Ciências; Eugenia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )