SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Reflections of a teacher group on human genetic improvement from discussions of scientific divulgation textsScience and TV: a research about rede Record’s broadcast author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos  and  NASCIMENTO, Janaina Gelma Alves do. Formação deprofessores de ciências para o diálogo intercultural: análise de um caso. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.420-441. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190124.

São apresentados os resultados de um estudo qualitativo, envolvendo intervenções educacionais com uma professora de Biologia de uma escola pública no Estado da Bahia, Brasil, após a sua participação em um curso de formação continuada de professores de Ciências para o diálogo intercultural. Os dados foram coletados por meio de gravações de vídeo e analisadas pela abordagem delineada por Mortimer e Scott (2002). Os resultados mostram uma abordagem comunicativa do tipo interativa de autoridade, permitindo a alegação de que essa professora não se apropriou da proposta de diálogo intercultural apresentada durante o curso. É necessário que cursos de formação continuada de professores para o diálogo intercultural tenham lugar dentro do contexto e realidades das escolas onde os professores participantes trabalham para garantir-lhes experiências mais próximas e prolongadas entre o meio acadêmico e escolar e, por conseguinte, mudanças nas suas práticas pedagógicas neste sentido.

Keywords : Formação do Professor de Ciências; Diálogo intercultural; Ensino de Ciências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )