SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Reflexões de um grupo de professores acerca do melhoramento genético humano a partir de discussões de textos de divulgação científicaCiência e TV: estudo sobre a programação da rede Record índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos  e  NASCIMENTO, Janaina Gelma Alves do. Formação deprofessores de ciências para o diálogo intercultural: análise de um caso. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.420-441. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190124.

São apresentados os resultados de um estudo qualitativo, envolvendo intervenções educacionais com uma professora de Biologia de uma escola pública no Estado da Bahia, Brasil, após a sua participação em um curso de formação continuada de professores de Ciências para o diálogo intercultural. Os dados foram coletados por meio de gravações de vídeo e analisadas pela abordagem delineada por Mortimer e Scott (2002). Os resultados mostram uma abordagem comunicativa do tipo interativa de autoridade, permitindo a alegação de que essa professora não se apropriou da proposta de diálogo intercultural apresentada durante o curso. É necessário que cursos de formação continuada de professores para o diálogo intercultural tenham lugar dentro do contexto e realidades das escolas onde os professores participantes trabalham para garantir-lhes experiências mais próximas e prolongadas entre o meio acadêmico e escolar e, por conseguinte, mudanças nas suas práticas pedagógicas neste sentido.

Palavras-chave : Formação do Professor de Ciências; Diálogo intercultural; Ensino de Ciências.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )