SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Science’s teachers training for intercultural dialogue: a case analysisThe implementation of the history of science in the physics teaching: a reflection on the implications of everyday school life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CARVALHO, Vanessa Brasil de et al. Ciência e TV: estudo sobre a programação da rede Record. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.425-442. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190120.

Neste artigo, apresentamos uma análise de conteúdo da programação da TV Record, visando a examinar peças relacionadas à ciência. Nossa amostra foi formada pelo conteúdo veiculado pela emissora ao longo de duas semanas construídas, representativas de seis meses (junho a novembro de 2013). Identificamos 847 peças de ciência de distintas categorias televisivas, representando 7,0% da programação assistida. As publicidades foram a categoria televisiva mais recorrentemente associada à ciência. Materiais relacionados às Ciências Biológicas e à Medicina e Saúde foram os mais frequentes, principalmente nas publicidades. Houve reduzida presença da figura do cientista: de todo o material analisado, apenas 3,5% exibia cientistas, em maioria estrangeira. Dos 38 pesquisadores presentes, apenas cinco eram mulheres.

Keywords : Cobertura sobre Ciência; Televisão; TV Record.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )