SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Formación de profesores de ciencias para el diálogo intercultural: análisis de un casoLa implementación de la historia de la ciencia en la enseñanza de física: una reflexión acerca de las implicaciones del cotidiano escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

CARVALHO, Vanessa Brasil de et al. Ciência e TV: estudo sobre a programação da rede Record. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.425-442. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190120.

Neste artigo, apresentamos uma análise de conteúdo da programação da TV Record, visando a examinar peças relacionadas à ciência. Nossa amostra foi formada pelo conteúdo veiculado pela emissora ao longo de duas semanas construídas, representativas de seis meses (junho a novembro de 2013). Identificamos 847 peças de ciência de distintas categorias televisivas, representando 7,0% da programação assistida. As publicidades foram a categoria televisiva mais recorrentemente associada à ciência. Materiais relacionados às Ciências Biológicas e à Medicina e Saúde foram os mais frequentes, principalmente nas publicidades. Houve reduzida presença da figura do cientista: de todo o material analisado, apenas 3,5% exibia cientistas, em maioria estrangeira. Dos 38 pesquisadores presentes, apenas cinco eram mulheres.

Palabras clave : Cobertura sobre Ciência; Televisão; TV Record.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )