SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19La ciencia y la Tele: estudio acerca de la programación de rede RecordLa práctica pluralista en la formación del profesor de física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

VITAL, Abigail  y  GUERRA, Andreia. A implementação da história da ciência no ensino de física: uma reflexão sobre as implicações do cotidiano escolar. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.442-462. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190721.

Apresentam-se, neste trabalho, os resultados de uma pesquisa que investiga como os professores agem diante das tensões e desafios presentes no cotidiano escolar, quando trabalham com a abordagem histórica no ensino de física. Tendo como referenciais teórico-metodológicos a metalinguística de Bakhtin e a sociologia de Pierre Bourdieu, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores egressos de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Percebe-se que, mesmo não refutando as vantagens da abordagem histórica no ensino da Física, os docentes encontram justificativas para trabalhar esporadicamente com tal abordagem. Observa-se a necessidade de incluir, na formação docente, subsídios para a compreensão sobre aspectos do ambiente escolar, visto como um campo no qual atuam agentes que produzem, reproduzem e difundem valores e expectativas sobre o ensino.

Palabras clave : História da Ciência; Ensino de Física; Mestrado Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )