SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19The implementation of the history of science in the physics teaching: a reflection on the implications of everyday school lifePedagogical content knowledge of nature sciences and mathematics teachers: analysis based on curriculum design author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PEREIRA, Ricardo Francisco; FUSINATO, Polônia Altoé  and  GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. A prática pluralista na formação inicial de professores de física. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.443-467. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190126.

O presente trabalho tem como objetivo mostrar que uma formação inicial baseada na prática pluralista e em atividades que envolvem a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias pode contribuir para uma melhor capacitação de professores de Física visando combater vários dos problemas enfrentados pelos docentes em sala de aula. A pesquisa foi realizada sob uma perspectiva qualitativa e procura responder questões particulares da realidade investigada, preocupada com o diagnóstico do problema em um determinado contexto específico. A metodologia de pesquisa escolhida para análise dos dados é a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Como resultado, verificamos uma evolução gradativa dos licenciandos ao assumirem uma postura participativa, reflexiva e interativa durante as atividades desenvolvidas, indicando que a proposta tem potencial para promover a formação inicial de professores de Física, no sentido de contribuir significativamente para que esses profissionais em formação adquiram reflexibilidade, dinamicidade e experiências diversificadas.

Keywords : Formação inicial de Professores; Estágio Supervisionado em Física; Ensino de Física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )