SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19La implementación de la historia de la ciencia en la enseñanza de física: una reflexión acerca de las implicaciones del cotidiano escolarConocimiento didáctico del contenido de profesores de ciencias de la naturaleza y matemáticas: análisis a partir de los diseños curriculares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PEREIRA, Ricardo Francisco; FUSINATO, Polônia Altoé  y  GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. A prática pluralista na formação inicial de professores de física. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.443-467. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190126.

O presente trabalho tem como objetivo mostrar que uma formação inicial baseada na prática pluralista e em atividades que envolvem a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias pode contribuir para uma melhor capacitação de professores de Física visando combater vários dos problemas enfrentados pelos docentes em sala de aula. A pesquisa foi realizada sob uma perspectiva qualitativa e procura responder questões particulares da realidade investigada, preocupada com o diagnóstico do problema em um determinado contexto específico. A metodologia de pesquisa escolhida para análise dos dados é a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Como resultado, verificamos uma evolução gradativa dos licenciandos ao assumirem uma postura participativa, reflexiva e interativa durante as atividades desenvolvidas, indicando que a proposta tem potencial para promover a formação inicial de professores de Física, no sentido de contribuir significativamente para que esses profissionais em formação adquiram reflexibilidade, dinamicidade e experiências diversificadas.

Palabras clave : Formação inicial de Professores; Estágio Supervisionado em Física; Ensino de Física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )