SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19A implementação da história da ciência no ensino de física: uma reflexão sobre as implicações do cotidiano escolarConhecimento didático do conteúdo de professores de ciências da natureza e matemática: análise a partir dos desenhos curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

PEREIRA, Ricardo Francisco; FUSINATO, Polônia Altoé  e  GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. A prática pluralista na formação inicial de professores de física. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.443-467. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190126.

O presente trabalho tem como objetivo mostrar que uma formação inicial baseada na prática pluralista e em atividades que envolvem a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias pode contribuir para uma melhor capacitação de professores de Física visando combater vários dos problemas enfrentados pelos docentes em sala de aula. A pesquisa foi realizada sob uma perspectiva qualitativa e procura responder questões particulares da realidade investigada, preocupada com o diagnóstico do problema em um determinado contexto específico. A metodologia de pesquisa escolhida para análise dos dados é a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Como resultado, verificamos uma evolução gradativa dos licenciandos ao assumirem uma postura participativa, reflexiva e interativa durante as atividades desenvolvidas, indicando que a proposta tem potencial para promover a formação inicial de professores de Física, no sentido de contribuir significativamente para que esses profissionais em formação adquiram reflexibilidade, dinamicidade e experiências diversificadas.

Palavras-chave : Formação inicial de Professores; Estágio Supervisionado em Física; Ensino de Física.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )