SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Initial teacher education: analysis of some activities proposed for a discipline supervised training in physicsExperimental activities in the early years of elementary school: analysis on a backdrop with blind students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PARGA-LOZANO, Diana Lineth; DENARI, Gabriela Bueno  and  CAVALHEIRO, Gabriela Castro Silva. Conhecimento didático do conteúdo de professores de ciências da natureza e matemática: análise a partir dos desenhos curriculares. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.463-483. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190117.

O tema conhecimento didático do conteúdo (CDC) é campo de estudo que contribui para a formação de professores e a melhoria da qualidade educacional. Assim, objetivou-se caracterizar o CDC de professores de ciências da natureza e matemática quando estes fazem desenhos curriculares e propor critérios para formação docente que permitam desenvolver currículos mais desejáveis. Realizou-se uma pesquisa descritiva qualitativa, focalizada na análise de conteúdo, sobre unidades e/ou projetos didáticos construídos por dois grupos de professores em formação pós-gradual. A maioria dos desenhos analisados está centrada nos conhecimentos disciplinares, abordando pouco o conhecimento psicopedagógico e deixando de lado os conhecimentos metadisciplinares e contextuais. Portanto, é necessária uma formação docente voltada para a articulação dos saberes enunciados com a prática pedagógica.

Keywords : Conhecimento Didático do Conteúdo; Desenho Curricular; Unidades Didáticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )