SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19La práctica pluralista en la formación del profesor de físicaActividades experimentales en los años iniciales de la enseñanza elemental: análisis en un contexto con estudiante ciego índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PARGA-LOZANO, Diana Lineth; DENARI, Gabriela Bueno  y  CAVALHEIRO, Gabriela Castro Silva. Conhecimento didático do conteúdo de professores de ciências da natureza e matemática: análise a partir dos desenhos curriculares. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.463-483. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190117.

O tema conhecimento didático do conteúdo (CDC) é campo de estudo que contribui para a formação de professores e a melhoria da qualidade educacional. Assim, objetivou-se caracterizar o CDC de professores de ciências da natureza e matemática quando estes fazem desenhos curriculares e propor critérios para formação docente que permitam desenvolver currículos mais desejáveis. Realizou-se uma pesquisa descritiva qualitativa, focalizada na análise de conteúdo, sobre unidades e/ou projetos didáticos construídos por dois grupos de professores em formação pós-gradual. A maioria dos desenhos analisados está centrada nos conhecimentos disciplinares, abordando pouco o conhecimento psicopedagógico e deixando de lado os conhecimentos metadisciplinares e contextuais. Portanto, é necessária uma formação docente voltada para a articulação dos saberes enunciados com a prática pedagógica.

Palabras clave : Conhecimento Didático do Conteúdo; Desenho Curricular; Unidades Didáticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )