SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19A prática pluralista na formação inicial de professores de físicaAtividades experimentais nos anos iniciais do ensino fundamental: análise em um contexto com estudante cego índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

PARGA-LOZANO, Diana Lineth; DENARI, Gabriela Bueno  e  CAVALHEIRO, Gabriela Castro Silva. Conhecimento didático do conteúdo de professores de ciências da natureza e matemática: análise a partir dos desenhos curriculares. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.463-483. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190117.

O tema conhecimento didático do conteúdo (CDC) é campo de estudo que contribui para a formação de professores e a melhoria da qualidade educacional. Assim, objetivou-se caracterizar o CDC de professores de ciências da natureza e matemática quando estes fazem desenhos curriculares e propor critérios para formação docente que permitam desenvolver currículos mais desejáveis. Realizou-se uma pesquisa descritiva qualitativa, focalizada na análise de conteúdo, sobre unidades e/ou projetos didáticos construídos por dois grupos de professores em formação pós-gradual. A maioria dos desenhos analisados está centrada nos conhecimentos disciplinares, abordando pouco o conhecimento psicopedagógico e deixando de lado os conhecimentos metadisciplinares e contextuais. Portanto, é necessária uma formação docente voltada para a articulação dos saberes enunciados com a prática pedagógica.

Palavras-chave : Conhecimento Didático do Conteúdo; Desenho Curricular; Unidades Didáticas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )