SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Pedagogical content knowledge of nature sciences and mathematics teachers: analysis based on curriculum designA large-scale survey on nature of science conceptions of the brazilian biology undergraduates and the potentially associated education factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BIAGINI, Beatriz  and  GONCALVES, Fábio Peres. Atividades experimentais nos anos iniciais do ensino fundamental: análise em um contexto com estudante cego. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.468-489. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190013.

A pesquisa teve como objetivo investigar limites e potencialidades de uma proposta de experimentação para o ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza em uma turma do 3º ano do ensino fundamental formada por videntes e um aluno cego. A proposta foi fundamentada em discussões da literatura. As fontes de informações para análise qualitativa foram videogravações das aulas e registros escritos dos alunos. No exame das informações, orientado pelos procedimentos da Análise Textual Discursiva, identificaram-se potencialidades à aprendizagem do trabalho em grupo e à explicitação dos conhecimentos discentes sobre os assuntos em estudo. Houve limites no questionamento dos conhecimentos iniciais, no favorecimento de reflexões diante das observações, na participação do estudante cego nos procedimentos experimentais e na promoção de debates.

Keywords : Experimentação; Cegos e Videntes; Ensino de ciências da Natureza.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )