SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Conhecimento didático do conteúdo de professores de ciências da natureza e matemática: análise a partir dos desenhos curricularesUm levantamento em larga escala das concepções de natureza da ciência de graduandos de biologia brasileiros e os possíveis elementos formativos associados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BIAGINI, Beatriz  e  GONCALVES, Fábio Peres. Atividades experimentais nos anos iniciais do ensino fundamental: análise em um contexto com estudante cego. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.468-489. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190013.

A pesquisa teve como objetivo investigar limites e potencialidades de uma proposta de experimentação para o ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza em uma turma do 3º ano do ensino fundamental formada por videntes e um aluno cego. A proposta foi fundamentada em discussões da literatura. As fontes de informações para análise qualitativa foram videogravações das aulas e registros escritos dos alunos. No exame das informações, orientado pelos procedimentos da Análise Textual Discursiva, identificaram-se potencialidades à aprendizagem do trabalho em grupo e à explicitação dos conhecimentos discentes sobre os assuntos em estudo. Houve limites no questionamento dos conhecimentos iniciais, no favorecimento de reflexões diante das observações, na participação do estudante cego nos procedimentos experimentais e na promoção de debates.

Palavras-chave : Experimentação; Cegos e Videntes; Ensino de ciências da Natureza.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )