SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Actividades experimentales en los años iniciales de la enseñanza elemental: análisis en un contexto con estudiante ciegoProposiciones de innovación didáctica en la perspectiva de los tres momentos pedagógicos: tensiones de un proceso formativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

AZEVEDO, Nathália Helena  y  SCARPA, Daniela Lopes. Um levantamento em larga escala das concepções de natureza da ciência de graduandos de biologia brasileiros e os possíveis elementos formativos associados. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.484-511. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190127.

Descrevemos resultados da investigação de concepções de natureza da ciência (NdC) de graduandos de Biologia. Testamos estatisticamente quatro fatores potencialmente associados às concepções desse público: momento da formação, modalidades de graduação, contato com temas metacientíficos e participação em iniciação científica. Contribuíram com o levantamento 691 estudantes, de 14 universidades brasileiras, os quais responderam a um questionário contextualizado cujo tema é a pesquisa em Ecologia. Nossos resultados sugerem que as concepções não variam entre os diferentes momentos da formação, com o contato com temas metacientíficos e com a participação em uma iniciação científica. Entretanto, os graduandos que cursavam apenas a licenciatura apresentaram concepções de NdC menos informadas em comparação com os outros dois grupos (um formado só por bacharelandos e outro por bacharelandos e licenciandos). Dentre 11 aspectos de NdC investigados, os estudantes apresentaram concepções menos informadas naqueles relacionados à instrumentação e às práticas experimentais. Discutimos algumas das implicações associadas ao panorama apresentado.

Palabras clave : Concepções de Natureza da Ciência; Formação de Cientistas; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )