SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Atividades experimentais nos anos iniciais do ensino fundamental: análise em um contexto com estudante cegoProposições de inovação didática na perspectiva dos três momentos pedagógicos: tensões de um processo formativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

AZEVEDO, Nathália Helena  e  SCARPA, Daniela Lopes. Um levantamento em larga escala das concepções de natureza da ciência de graduandos de biologia brasileiros e os possíveis elementos formativos associados. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.484-511. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190127.

Descrevemos resultados da investigação de concepções de natureza da ciência (NdC) de graduandos de Biologia. Testamos estatisticamente quatro fatores potencialmente associados às concepções desse público: momento da formação, modalidades de graduação, contato com temas metacientíficos e participação em iniciação científica. Contribuíram com o levantamento 691 estudantes, de 14 universidades brasileiras, os quais responderam a um questionário contextualizado cujo tema é a pesquisa em Ecologia. Nossos resultados sugerem que as concepções não variam entre os diferentes momentos da formação, com o contato com temas metacientíficos e com a participação em uma iniciação científica. Entretanto, os graduandos que cursavam apenas a licenciatura apresentaram concepções de NdC menos informadas em comparação com os outros dois grupos (um formado só por bacharelandos e outro por bacharelandos e licenciandos). Dentre 11 aspectos de NdC investigados, os estudantes apresentaram concepções menos informadas naqueles relacionados à instrumentação e às práticas experimentais. Discutimos algumas das implicações associadas ao panorama apresentado.

Palavras-chave : Concepções de Natureza da Ciência; Formação de Cientistas; Formação de Professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )