SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19A large-scale survey on nature of science conceptions of the brazilian biology undergraduates and the potentially associated education factorsArticulations between countryside education and science and mathematics teaching present in the literature: an initial panorama author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ABREU, Josyane Barros  and  FREITAS, Nadia Magalhães da Silva. Proposições de inovação didática na perspectiva dos três momentos pedagógicos: tensões de um processo formativo. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.490-519. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190130.

Diante de uma conjuntura de renovações, métodos e estratégias que intenciona reinventar a prática docente, objetivamos compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Apostamos na proposta dos Três Momentos Pedagógicos. A investigação caracterizou-se como de abordagem qualitativa, precisamente uma pesquisa-formação, no contexto de uma licenciatura da Universidade Federal do Pará. No processo formativo, os sujeitos manifestaram dificuldades em problematizar um tema, resistências em abandonar aulas tradicionais e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística. Entendemos tais dificuldades como herança de uma formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, a experiência configurou-se uma autêntica problematização da docência, com potencial para superar e romper entraves enraizados em nós, possibilitando a (re)construção de significados relacionados ao “saber fazer” e ao “saber ser” professor.

Keywords : Formação de Professores; Três Momentos Pedagógicos; Inovação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )