SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Un levantamiento en gran escala de las concepciones de naturaleza de la ciencia de estudiantes brasileños de pregrado de biología y los posibles elementos formativos asociadosArticulaciones entre la educación del campo y la enseñanza de ciencias y matemáticas presentes en la literatura: un panorama inicial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ABREU, Josyane Barros  y  FREITAS, Nadia Magalhães da Silva. Proposições de inovação didática na perspectiva dos três momentos pedagógicos: tensões de um processo formativo. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.490-519. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190130.

Diante de uma conjuntura de renovações, métodos e estratégias que intenciona reinventar a prática docente, objetivamos compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Apostamos na proposta dos Três Momentos Pedagógicos. A investigação caracterizou-se como de abordagem qualitativa, precisamente uma pesquisa-formação, no contexto de uma licenciatura da Universidade Federal do Pará. No processo formativo, os sujeitos manifestaram dificuldades em problematizar um tema, resistências em abandonar aulas tradicionais e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística. Entendemos tais dificuldades como herança de uma formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, a experiência configurou-se uma autêntica problematização da docência, com potencial para superar e romper entraves enraizados em nós, possibilitando a (re)construção de significados relacionados ao “saber fazer” e ao “saber ser” professor.

Palabras clave : Formação de Professores; Três Momentos Pedagógicos; Inovação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )