SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Um levantamento em larga escala das concepções de natureza da ciência de graduandos de biologia brasileiros e os possíveis elementos formativos associadosArticulações entre educação do campo e ensino de ciências e matemática presentes na literatura: um panorama inicial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

ABREU, Josyane Barros  e  FREITAS, Nadia Magalhães da Silva. Proposições de inovação didática na perspectiva dos três momentos pedagógicos: tensões de um processo formativo. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.490-519. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190130.

Diante de uma conjuntura de renovações, métodos e estratégias que intenciona reinventar a prática docente, objetivamos compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Apostamos na proposta dos Três Momentos Pedagógicos. A investigação caracterizou-se como de abordagem qualitativa, precisamente uma pesquisa-formação, no contexto de uma licenciatura da Universidade Federal do Pará. No processo formativo, os sujeitos manifestaram dificuldades em problematizar um tema, resistências em abandonar aulas tradicionais e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística. Entendemos tais dificuldades como herança de uma formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, a experiência configurou-se uma autêntica problematização da docência, com potencial para superar e romper entraves enraizados em nós, possibilitando a (re)construção de significados relacionados ao “saber fazer” e ao “saber ser” professor.

Palavras-chave : Formação de Professores; Três Momentos Pedagógicos; Inovação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )