SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Proposiciones de innovación didáctica en la perspectiva de los tres momentos pedagógicos: tensiones de un proceso formativoPropósitos de la divulgación científica en el planeamiento de enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel et al. Articulações entre educação do campo e ensino de ciências e matemática presentes na literatura: um panorama inicial. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.512-532. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190311.

O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama do modo pelo qual elementos presentes no âmbito da pesquisa e ensino de ciências e matemática dialogam com aspectos emergentes da Educação do Campo. Metodologicamente realizou-se uma revisão de literatura em atas de eventos e periódicos nacionais. Identificou-se, inicialmente, a natureza dos artigos e o nível de ensino abrangido por eles. A análise dos estudos selecionados foi orientada pelos seguintes focos: Relação com a Escola; Pressupostos teórico-metodológicos; Relação com o contexto; Relação com a conceituação científica. Sinaliza-se, assim, a diversidade de perspectivas teóricas e metodológicas em discussão, o que implica também em diferentes maneiras de entender o papel da escola, as relações com o contexto do campo e o papel da conceituação científica.

Palabras clave : Educação do Campo; Ensino de Ciências; Ensino de Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )