SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Proposições de inovação didática na perspectiva dos três momentos pedagógicos: tensões de um processo formativoPropósitos da divulgação científica no planejamento de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel et al. Articulações entre educação do campo e ensino de ciências e matemática presentes na literatura: um panorama inicial. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.512-532. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190311.

O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama do modo pelo qual elementos presentes no âmbito da pesquisa e ensino de ciências e matemática dialogam com aspectos emergentes da Educação do Campo. Metodologicamente realizou-se uma revisão de literatura em atas de eventos e periódicos nacionais. Identificou-se, inicialmente, a natureza dos artigos e o nível de ensino abrangido por eles. A análise dos estudos selecionados foi orientada pelos seguintes focos: Relação com a Escola; Pressupostos teórico-metodológicos; Relação com o contexto; Relação com a conceituação científica. Sinaliza-se, assim, a diversidade de perspectivas teóricas e metodológicas em discussão, o que implica também em diferentes maneiras de entender o papel da escola, as relações com o contexto do campo e o papel da conceituação científica.

Palavras-chave : Educação do Campo; Ensino de Ciências; Ensino de Matemática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )