SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Articulaciones entre la educación del campo y la enseñanza de ciencias y matemáticas presentes en la literatura: un panorama inicialConcepciones de ciudadanía en la educación en ciencias: lo que dicen los proyectos político-pedagógicos y los profesores de Escuelas Municipales de Petrópolis - RJ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

LIMA, Guilherme da Silva  y  GIORDAN, Marcelo. Propósitos da divulgação científica no planejamento de ensino. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.533-555. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190131.

Investigamos o planejamento e os propósitos de uso de materiais de divulgação científica em situações formais de ensino. Para tanto, o estudo contou com a análise de quatrocentas sequências didáticas produzidas por professores de Ciências em um curso de especialização oferecido aos professores da rede estadual de ensino de São Paulo. Trata-se, portanto, de um trabalho de abordagem quali-quantitativa. As análises apontaram oito propósitos distintos de uso da divulgação científica em sala de aula e delinearam, ainda, as ferramentas comunicativas que compõem os suportes de divulgação científica mais utilizados pelos professores.

Palabras clave : Divulgação Científica; Sequência Didática; Propósito de Ensino; Ferramenta Comunicativa; Pesquisa Quali-Quantitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )