SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Articulações entre educação do campo e ensino de ciências e matemática presentes na literatura: um panorama inicialConcepções de cidadania na educação em ciências: o que dizem os projetos político-pedagógicos e os professores de Escolas Municipais de Petrópolis - RJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

LIMA, Guilherme da Silva  e  GIORDAN, Marcelo. Propósitos da divulgação científica no planejamento de ensino. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.533-555. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190131.

Investigamos o planejamento e os propósitos de uso de materiais de divulgação científica em situações formais de ensino. Para tanto, o estudo contou com a análise de quatrocentas sequências didáticas produzidas por professores de Ciências em um curso de especialização oferecido aos professores da rede estadual de ensino de São Paulo. Trata-se, portanto, de um trabalho de abordagem quali-quantitativa. As análises apontaram oito propósitos distintos de uso da divulgação científica em sala de aula e delinearam, ainda, as ferramentas comunicativas que compõem os suportes de divulgação científica mais utilizados pelos professores.

Palavras-chave : Divulgação Científica; Sequência Didática; Propósito de Ensino; Ferramenta Comunicativa; Pesquisa Quali-Quantitativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )