SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Purposes of scientific communication in the teaching planningScience and mathematics education: the function of language in the classroom context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

KREUGER, Sarah Berrios  and  RAMOS, Paula. Concepções de cidadania na educação em ciências: o que dizem os projetos político-pedagógicos e os professores de Escolas Municipais de Petrópolis - RJ. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.556-578. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190132.

O trabalho analisa as ressignificações das concepções de cidadania na educação em ciências, nos textos dos Projetos Político- Pedagógicos (PPP) e na percepção dos professores de ciências de quatro escolas do município de Petrópolis. Buscamos investigar a integração desses PPP na prática dos professores de ciências, com base no referencial do ciclo de políticas e de recontextualização. Analisamos os textos dos PPP e as entrevistas com os professores, utilizando a análise de conteúdo temática de Bardin. Os PPP investigados apresentaram um viés teórico e pouco vinculado à realidade destes docentes e estes, de forma geral, apresentaram uma concepção de cidadania compatível com a teoria política liberal, denotando desafios em ensinar ciências sob uma ótica cidadã.

Keywords : Políticas Educacionais; Educação em Ciências e Educação Cidadã.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )