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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

KREUGER, Sarah Berrios  e  RAMOS, Paula. Concepções de cidadania na educação em ciências: o que dizem os projetos político-pedagógicos e os professores de Escolas Municipais de Petrópolis - RJ. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.556-578. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190132.

O trabalho analisa as ressignificações das concepções de cidadania na educação em ciências, nos textos dos Projetos Político- Pedagógicos (PPP) e na percepção dos professores de ciências de quatro escolas do município de Petrópolis. Buscamos investigar a integração desses PPP na prática dos professores de ciências, com base no referencial do ciclo de políticas e de recontextualização. Analisamos os textos dos PPP e as entrevistas com os professores, utilizando a análise de conteúdo temática de Bardin. Os PPP investigados apresentaram um viés teórico e pouco vinculado à realidade destes docentes e estes, de forma geral, apresentaram uma concepção de cidadania compatível com a teoria política liberal, denotando desafios em ensinar ciências sob uma ótica cidadã.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Educação em Ciências e Educação Cidadã.

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