SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Conceptions of citizenship in science education: the opinion of political-pedagogical projects and of the teachers of Municipal Schools of Petrópolis - RJLooked even like an outlandish group: identity (re)negotiations in participation in communities of practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; QUADROS, Everton Luís Luz de; OLIVEIRA, Rosane Alves Pretto de  and  RAMOS, Maurivan Güntzel. Educação em ciências e matemática: a função da linguagem no contexto da sala de aula. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.579-596. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190133.

Apresenta-se uma análise sobre entendimentos de professores de Matemática, Ciências e Pedagogia sobre a função da linguagem no contexto da sala de aula. A pesquisa é qualitativa, com vistas a construir respostas à seguinte questão: Como os professores de Matemática, Ciências e Pedagogia, participantes da pesquisa, entendem a função da linguagem em sala de aula? Participaram vinte professores da educação básica ou ensino superior, que responderam a um questionário para a constituição de dados. As respostas foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a função da linguagem é entendida pelos professores como: meio de aprendizagem; meio de comunicação e como meio para formação, que remetem às compreensões consideradas sobre linguagem disponíveis na literatura, mas não na totalidade das respostas. A falta de reflexão e pouca valorização da linguagem no contexto da sala de aula podem fazer com que os professores não a explorem como um meio para potencializar o desenvolvimento de competências.

Keywords : Linguagem; Aprendizagem; Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )