SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Concepções de cidadania na educação em ciências: o que dizem os projetos político-pedagógicos e os professores de Escolas Municipais de Petrópolis - RJParecia mesmo um grupo estrambótico: (re)negociações identitárias na participação em comunidades de prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; QUADROS, Everton Luís Luz de; OLIVEIRA, Rosane Alves Pretto de  e  RAMOS, Maurivan Güntzel. Educação em ciências e matemática: a função da linguagem no contexto da sala de aula. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.579-596. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190133.

Apresenta-se uma análise sobre entendimentos de professores de Matemática, Ciências e Pedagogia sobre a função da linguagem no contexto da sala de aula. A pesquisa é qualitativa, com vistas a construir respostas à seguinte questão: Como os professores de Matemática, Ciências e Pedagogia, participantes da pesquisa, entendem a função da linguagem em sala de aula? Participaram vinte professores da educação básica ou ensino superior, que responderam a um questionário para a constituição de dados. As respostas foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a função da linguagem é entendida pelos professores como: meio de aprendizagem; meio de comunicação e como meio para formação, que remetem às compreensões consideradas sobre linguagem disponíveis na literatura, mas não na totalidade das respostas. A falta de reflexão e pouca valorização da linguagem no contexto da sala de aula podem fazer com que os professores não a explorem como um meio para potencializar o desenvolvimento de competências.

Palavras-chave : Linguagem; Aprendizagem; Formação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )