SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Educación en ciencias y matemáticas: la función del lenguaje em el contexto de clase índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SILVA, Patrícia Petitinga; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de  y  SOUZA, Elizeu Clementino de. Parecia mesmo um grupo estrambótico: (re)negociações identitárias na participação em comunidades de prática. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.597-613. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190134.

Este trabalho tem como objetivo narrar a participação em práticas de comunidades diversas para analisar como identidades são (re)negociadas nesses contextos. Inicialmente, utilizando-se uma interpretação do construto comunidade de prática, proposto por Etienne Wenger, será analisado o capítulo “Uma corrida em comitê e uma história comprida”, do livro “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de autoria de Lewis Carroll, com o propósito de produzir uma imagem ilustrativa desse construto que possa ser utilizada como uma lente que permita enxergar como identidades são (des)construídas ao participarmos em práticas sociais. Então, ao longo do estudo, histórias de vida entrecruzam-se com as de Alice, em um processo que busca tensionar a dicotomia entre literatura e ciência.

Palabras clave : Identidade; Comunidade de Prática; Ensino de Ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )