SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Educação em ciências e matemática: a função da linguagem no contexto da sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SILVA, Patrícia Petitinga; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de  e  SOUZA, Elizeu Clementino de. Parecia mesmo um grupo estrambótico: (re)negociações identitárias na participação em comunidades de prática. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.597-613. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190134.

Este trabalho tem como objetivo narrar a participação em práticas de comunidades diversas para analisar como identidades são (re)negociadas nesses contextos. Inicialmente, utilizando-se uma interpretação do construto comunidade de prática, proposto por Etienne Wenger, será analisado o capítulo “Uma corrida em comitê e uma história comprida”, do livro “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de autoria de Lewis Carroll, com o propósito de produzir uma imagem ilustrativa desse construto que possa ser utilizada como uma lente que permita enxergar como identidades são (des)construídas ao participarmos em práticas sociais. Então, ao longo do estudo, histórias de vida entrecruzam-se com as de Alice, em um processo que busca tensionar a dicotomia entre literatura e ciência.

Palavras-chave : Identidade; Comunidade de Prática; Ensino de Ciências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )