SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20THE LINES THAT WEAVE LEARNING AND TEACHING SCIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

HARRES, João Batista Siqueira et al. CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e2679.  Epub Apr 04, 2018. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172018200107.

Como parte de uma pesquisa de âmbito internacional, com o fim de compreender processos de inovação educativa já consolidados em práticas de docentes, este trabalho analisa as vivências de um grupo de professores considerados inovadores. Coletaram-se narrativas de seis sujeitos que atuam ou que realizaram formação continuada na Escola Pedagógica Experimental (EPE) da cidade de Bogotá (Colômbia). Da Análise Textual Discursiva emergiram três categorias: história e trajetória profissional; concepções e prática docente; inovação permanente. Defende-se que a constituição de professores inovadores ocorre pela conjugação de fatores relativos aos contextos escolares e formativos, aliados a características intrínsecas aos sujeitos e que a sustentabilidade da inovação é garantida pela reflexão e transformação contínua da prática docente.

Keywords : Inovação educativa; Escolas alternativas; Formação continuada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )