SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20CONSTITUTION AND PRACTICE OF INNOVATIVE TEACHERS: A CASE STUDYINQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

RAMOS, Maria Neide Carneiro  and  BRITO, Maria dos Remédios de. AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e2726.  Epub Apr 04, 2018. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172018200105.

Este ensaio busca pensar a aprendizagem, no ensino de ciências. Esse campo, que pouco se disponibiliza a outras leituras, é influenciado por um ensino que se envolveu nas linhas de um pensamento nascido com a ciência moderna, chamado, aqui, ciência de Estado ou régia, que o conduzem por meio do método cientificista e torna a aprendizagem recognitiva. Contudo, algo se desprende do recognitivo e da ciência de Estado e, envolvido com outro tipo de ciência, aqui chamada de Nômade, faz o pensamento experimentar as multiplicidades, singularidades no processo de aprender. Diante disso, este ensaio tenta dar destaque a um modo de aprendizagem que é percorrida por uma linha ziguezagueante, que fomenta uma estranha variação no ensinar e no aprender. Essa linha, por sua natureza movente produz um campo problemático disparado pelos acontecimentos, encontros, signos que sinalizam uma mobilidade sensitiva, produtora de afetos no ensino de ciências.

Keywords : Aprender; Educação em Ciências; Deleuze; Ciência Régia; Ciência Nômade..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )